Ressecção de pólipo volumoso com alça e energia
Nesse caso vimos traços de sangue logo no início da colonoscopia, que alertam para presença de alguma lesão mais séria. Conforme progressão do aparelho, foi identificada lesão polipoide sangrante no cólon esquerdo, com cerca de 5cm em seu maior comprimento.
Foi optado por realizar a retirada da lesão, ou polipectomia. Para esse procedimento, utilizamos uma alça metálica que, além de cortar, também é capaz de transmitir a energia do bisturi elétrico para causar coagulação. Foi optado por realizar uma marcação com tinta nanquim para ajudar a identificar o local do procedimento nos próximos exames (não mostrado no vídeo).
Após a ressecção adequada da lesão, foi visto que não teve nenhum sangramento importante, e o pólipo foi retirado com o auxílio de outra alça chamada de basket. O material foi enviado para estudo e o exame do resto do intestino foi completado sem outros achados.
Em casos como esse, é importante aguardar o resultado da biópsia para definir a conduta. Se esse pólipo ainda for benigno, bastará repetir a colono dentro do período de 6 meses a 1 ano, para garantir que nao sobrou nada no intestino. Se a biópsia constatar um câncer inicial, restrito ao pólipo, esse já pode ser o tratamento definitivo. Se um eventual câncer já estiver descendo pelo pedículo do pólipo, pode ser necessária a cirurgia para completar o tratamento e resolver o caso.